Lar de Maria |
Home A causa Acontece no Lar Quem somos Transparência Privacidade Matrícula Contato

Lar
em Tempos de Pandemia: Educação e Serviço de Convivência e Vinculo

A Pandemia pode nos colocar em isolamento social, mas não pode nos impedir de continuar trabalhando.

Quem lê “home-office”, muitas vezes, não imagina o tamanho do trabalho para que as nossas propostas de experiências junto às 1.380 crianças e adolescentes continuem acontecendo. Na verdade, essa pandemia está nos fazendo sentir como se estivéssemos trabalhando 48 horas por dia.

Nos últimos dois meses, tivemos que aprender a interagir via whatsapp, de forma bem diferente daquela que estávamos acostumadas a fazer. Agora, não se trata mais de enviar breves recados, mas de alimentar nossa rede de atendidos cumprindo com nosso Planejamento, de maneira que não percam sequer uma única oportunidade de se desenvolver.

Para tanto, diariamente, cada sala (assim as crianças foram agrupadas) interage com seus educadores por meio de vídeos que contêm a proposta do dia; esta, por sua vez, deve ser realizada com a ajuda da família. Tais vídeos podem ser caseiros, pois nossos educadores estão construindo com suas ferramentas, mas nunca sem metodologia e muito menos sem afeto.

 

Para que tudo aconteça, cada educador segue o Plano de Trabalho, prepara seus vídeos com propostas de experiências enriquecedoras para cada período de desenvolvimento, encaminha aos coordenadores e gerência para que sejam cuidadosamente analisados. Desse modo, com certeza, estamos socializando nosso conhecimento, nossa dedicação e nosso amor, que está carregado do desejo disso tudo acabar para que aquele abraço carinhoso possa novamente acontecer.

Tudo isso leva tempo! São 38 salas de infantil e 22 de SCFV. Portanto, 60 atividades/vídeos postados diariamente. Esse trabalho leva tempo de preparação em seus bastidores: antes de construir o vídeo é preciso planejamento; depois, tempo de correção, supervisão… aí, então, o mais importante e trabalhoso: tempo das devolutivas das famílias – quando as crianças são avaliadas individualmente pelos educadores e o nosso planejamento reavaliado a cada dia.

A pandemia ainda não acabou e a folha de pagamento também continua sendo nosso custo, pois o labor não cessa. Home office, ou trabalho remoto, no Lar de Maria significa: sementeira de muito trabalho, fé e esperança em dias melhores!

<< VOLTAR A TODAS AS MATÉRIAS