Lar de Maria |
Home A causa Acontece no Lar Quem somos Transparência Privacidade Matrícula Contato

Lar
em Tempos de Pandemia: Assistência Social

Além de ter a obrigação legal de responder por tudo o que está acontecendo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Departamento de Assistência Social acompanha cada vídeo editado e tem cuidado de contatar as mães com dificuldades em acessar o whatsapp, ou de desenvolver as experiências propostas, pois para essas situações, os educadores devem  disponibilizar materiais nas portarias de nossas Unidades semanalmente. São 1.132 famílias que precisaram ser comunicadas.

Quanto ao trabalho realizado com o Grupo de Famílias, estamos criando vídeos temáticos e mensagens que mostram que continuamos em “sentinela”, de modo que os vínculos sejam preservados e a violência não se faça presente nos lares dos nossos assistidos.

Dessa maneira, discutir identidade e autoestima nunca foi tão importante para que as reflexões pudessem surtir o efeito necessário, pois preservar a família é preservar o futuro, já que é nela – na infância e na adolescência – que nos desenvolvemos, criamos valores morais e sociais, nos preparamos pra sermos melhores e o que mais queremos: gente do bem!

Todo esforço empreendido nos fez atualizar dados junto às famílias e encontrar meios de comunicação eficientes para que ninguém ficasse de fora.

Todo contato com as famílias passa pelo Departamento de Assistência Social; muitas delas precisaram apoio para se cadastrarem em auxílio emergencial, outras pela falta de emprego precisam de nosso atendimento material e, outras vezes, emocional.

Encaminhamentos foram feitos, com certa dificuldade nesse momento de isolamento, e necessitaram de nosso acompanhamento virtual. Mas algumas visitas domiciliares precisaram ser realizadas nessa emergência para evitar danos psicossociais. Afinal, situações de vulnerabilidade e violência não podem esperar.

 

<< VOLTAR A TODAS AS MATÉRIAS